Por Thomas Egenes, PH.D. 30 de Setembro de 2010
Tradução minha
No Ioga Sutra, o primeiro dos oito membros do Ioga designa-se Yama. Yama tem cinco aspectos, começando por ahimsa, que quer dizer 'não-ferimento' ou 'não violência'. O Mahatma Ghandi tornou o ahimsa famoso quando mobilizou toda a Índia para se libertar da dominação britânica sem disparar um tiro. Martin Lutjer King, Jr., o líder do movimento dos direitos civis nos EUA, foi um entre muitos dos que foram influenciados por Ghandi e pelo seu uso de ahimsa para conseguir a mudança social sem violência.
O Ioga Sutra descreve o que acontece quando uma pessoa está estabelecida no 'não-ferimento': "onde o não-ferimento está estabelecido, na vizinhança disso, as tendências hostis são eliminadas". (2.35)
Em sânskrito: ahimsa-pratishthayam tat-sannidhau vaira-tyagah. A tradução palavra por palavra é: "onde o não-ferimento (ahimsa) está estabelecido (pratishthayam), na vizinhança (sannidhau) disso (tat), as tendências hostis (vaira) são eliminadas (tyagah).
É aqui que a não-violência se torna eficaz. É um estado da mente que, nas palavras de Maharishi, "desaloja o nascimento de um inimigo". Quando a inimizade é eliminada no interior, deixa de haver inimigo no exterior. De acordo com Maharishi, "um inimigo é a encarnação viva da nossa própria fraqueza".
Sendo certo que é possível compreender como este princípio se aplica a indivíduos, que aconteceria se fosse criado um grande grupo de pessoas estabelecidas no estado de ioga?
No verão de 1993, 4.000 pessoas juntaram-se em Washigton, D.C., para verificar se praticar a técnica de Meditação Transcendental em grupos durante dois meses afectaria a taxa de criminalidade. O Dr. John Hagelin, físico quântico, fez a predição de que a taxa de criminalidade iria descer pelo menos 20%. O chefe da polícia foi às notícias da noite dizer que só uma enorme tempestade de neve em pleno verão tornaria isso possível.
Indo um passo além, que aconteceria se em toda a nossa sociedade houvesse muitos grandes grupos de pessoas que pudessem fazer a sua prática da Meditação Transcendental em conjunto todos os dias para maximizarem a experiência do Ioga? Imaginem as possibilidades. Um grupo de estudantes meditam na escola e os níveis de stress e violência começam a baixar nas redondezas. Um grupo de idosos meditam em conjunto e a sua cidade começa a ter mais progresso e prosperidade. É uma possibilidade que poderia produzir resultados profundos tanto para o indivíduo como para a sociedade a um custo virtualmente zero, e com grandes "efeitos secundários" para cada um dos indivíduos envolvidos. Vale a pena explorar, não vale?
Web References:
Read Dr. John Hagelin’s article in Shift magazine: “The Power of the Collective”
Peaceful Body, Peaceful Mind, Peaceful World – Charles Alexander, Ph.D.
Invincible Defense Technology—the use of meditation – Maj. Gen. (R) Kulwant Singh, Lt. Col. (R) Gunter Chassé and Dr. David Leffler
Effects of Group Practice of the Transcendental Meditation Program on Preventing Violent Crime in Washington, DC: Results of the National Demonstration Project, June-July 1993 Published in Social Indicators Research, 47(2): 153-201.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
O Dr. Egenes é autor de Introduction to Sanskrit, Part One and Part Two e de uma tradução recentemente editada dos Yoga Sutras, com o título de Maharishi Patanjali Yoga Sutra.
No comments:
Post a Comment