Tuesday, March 01, 2011

Funcionamento integrado do cérebro através da MT

Tradução do site: http://tmdoctors.info/braindev.htm




A investigação sobre o cérebro descobriu que a Meditação Transcendental desenvolve o funcionamento do cérebro de uma forma que não se pensava ser possível até agora. Com a prática regular da MT o funcionamento do cérebro melhora, evoluindo do nível baixo de ordem, integração e coerência que é encontrado na maior parte das pessoas para graus crescentes de ordem, integração e coerência. 

Os dois diagramas acima são o resultado da análise de computador da actividade eléctrica do cérebro, designada como "ondas cerebrais" ou Electroencefalograma (EEG). Quanto mais "ondas" brancas, mais coerência. 

Durante a sessão de EEG do iniciante (precisamente, no primeiro dia de prática da MT) o sujeito sentou-se inicialmente com os olhos fechados, começando depois a MT. A coerência surgiu apenas durante a MT e somente na frequência alfa (10 hz), como se pode ver na figura da esquerda. No caso do meditante avançado, foi encontrada coerência mesmo quando os olhos estavam abertos, tendo aumentado depois, quando os olhos se fecharam, e mais ainda durante a meditação. Continuou depois da meditação. Também apresentou coerência em todas as principais frequências EEG, como se vê na figura da direita.


Estudos longitudinais confirmaram que a coerência EEG aumenta com o passar do tempo durante a MT bem como durante a actividade. Por exemplo, Fred Travis, na MUM, monitorizou a coerência EEG durante uma tarefa normal levada a cabo em computador. Ele mediu todos os meses ao longo de um ano, após os estudantes terem aprendido a MT. Descobriu que o nível da coerência EEG durante a actividade aumentou consistentemente ao longo do ano nos estudantes que praticavam a MT.

A coerência EEG reflecte a coordenação da actividade do cérebro. A coerência EEG está relacionada com a criatividade, o QI e a saúde mental (nível neurótico baixo). Nos cérebros normais a coerência EEG é pouco vista e esporádica.

Comentário

Enquanto a coerência EEG significativa aparece apenas durante a MT naqueles que acabaram de a aprender, ela aparece numa extensão acrescida fora da MT apenas passadas algumas semanas ou meses de prática. A investigação longitudinal indica um desenvolvimento cumulativo de coerência também durante a actividade. Acaba por ser estabilizada na actividade juntamente com ouros sinais da presença da consciência transcendental. Este é o caso mesmo durante o sono.

Isto indica que a experiência repetida do funcionamento coerente durante a MT treina o cérebro para trabalhar cada vez mais de forma coerente durante todo o tempo da vida do indivíduo. O alargamento da coerência a outras frequências do EEG indica um desenvolvimento multifacetado do cérebro. Isto acontece porque diferentes frequências do EEG correspondem a diferentes aspectos do funcionamento do cérebro. O aumento de coerência no cérebro frontal é especialmente pronunciado à medida que o meditante se vai tornando mais avançado. O cérebro frontal é associado à inteligência, criatividade, previsão, empatia e altos standarts morais. Uma outra investigação mostrou o crescimento destas qualidades nos praticantes da MT.

Estas constatações confirmam a antiga afirmação védica de que a experiência regular da consciência transcendental desenvolve a capacidade do cérebro para manter este estado de consciência durante dia e noite. A sempre presente consciência transcendental é a marca de água da "iluminação" ou estados mais elevados de consciência, de acordo com a tradição védica, que está na base da técnica de MT. 

Confirmação objectiva da iluminação

Evidência adicional confirmando objectivamente um estilo único de funcionamento cerebral em pessoas iluminadas foi recentemente relatado por Travis et al. Descobriu que os praticantes da MT que preenchem os critérios de iluminação (incluindo a consciência presente através de todos os estadios do sono) respondem de uma forma única em situações de escolha. Enquanto os cérebros de sujeitos não iluminados estavam mais ou menos excitados todo o tempo, os sujeitos iluminados mostraram um nível baixo de excitação até ao preciso momento, altura em que aumentava para um nível que era apropriado para tomar a decisão. Depois, regressava imediatamente para um nível baixo.

Isto condizia com a sua experiência subjectiva de uma calma interior imperturbável persistente, mesmo quando estavam envolvidos em actividade exterior dinâmica. Esta é outra marca de água da iluminação, tal como é descrita nas antigas escrituras védicas. Para uma descrição sumária deste relatório, ver "Pioneering Study Quantifies Brain Wave Patterns During Higher Human Functioning".

A investigação do cérebro revelou, portanto, uma profunda transformação do funcionamento do cérebro em direcção a graus crescentes de ordem, integração, estabilidade e flexibilidade. Confirmou que a iluminação é um estado objectivamente verificável.

A iluminação não tem que ser uma condição rara

Há muito que se acredita que a iluminação é uma condição rara que apenas pode ser alcançada com grande dificuldade por muito poucos daqueles que aspiram a ela. No entanto, Maharishi Mahesh Yogi, o fundador do movimento da Meditação Transcendental, tem mantido que esta crença não é justificada. Ele afirmou que a raridade da iluminação é a consequência de técnicas de meditação ineficientes devido à perda de compreensão do conhecimento védico. Ele explicou que a sua técnica de Meditação Transcendental representa uma restauração deste antigo conhecimento.

Com a MT, cuja eficiência oferece a experiência da consciência transcendental, a iluminação pode tornar-se numa condição comum, de acordo com Maharishi. A sua opinião é agora suportada pela demonstração neurofisiológica objectiva do desenvolvimento crescente da iluminação nos praticantes da MT, incluindo um cada vez maior número que alcançam este estado de forma permanente.

Desenvolvimento em todas as idades

O desenvolvimento de uma qualidade melhorada do funcionamento do cérebro foi também demonstrado no crescimento da inteligência após o início da adolescência, quando normalmente, pára. Uma maior inteligência foi até demonstrada em pessoas bastante idosas, com uma idade média de 81 anos. Normalmente a inteligência declina nas idades avançadas.

Estas conclusões são revolucionárias. Os cientistas do cérebro acreditavam até agora que o desenvolvimento do cérebro acabava na adolescência. A investigação aqui apresentada indica que, de facto, o cérebro se pode desenvolver em todas as idades através da experiência regular da consciência transcendental. As conclusões são também revolucionárias no sentido em que não se sabia ser possível uma transformação neurofisiológica tão profunda, de um nível baixo para um nível alto de coerência e integração.

Conclusão

A investigação do cérebro demonstrou uma profunda transformação em direcção a maior ordem, coordenação, integração, flexibilidade e estabilidade do sistema nervoso através da MT. Isto culmina na iluminação, caracterizada pela consciência transcendental permanente a par dos estados de vigília, sonho e sono. 

Como a MT é única, não há base científica para assumir que os resultados são válidos para outros métodos.

Para mais ver o Brain Research Institute.


Referências

[1a] Levine, P. Proceedings of the San Diego Biomedical Symposium sid 15 pp, 1976;

[1b] Orme-Johnson, DW. Electroenceph Clin Neurophysiol 43:581-582, 1977,

[1c] Dillbeck MC, Bronson EC, International Journal of Neuroscience 14:147-151, 1981;

[1d] Nidich R et al, Scientific Research on the Transcendental Meditation Program, Collected Papers vol 4, Vlodrop, Holland, MVU Press, 1989, 2273-2277;

[1e] Travis, F. T. Eyes open and TM EEG patterns after one and eight years of TM practice. Psychophysiology 28(3a): S58, (Abstract), 1991;

[1f] Travis, F. Autonomic and EEG patterns distinguish transcending from other experiences during Transcendental Meditation practice. International journal of psychophysiology 42(1), 1-9, 2001;

[1g] Travis, F., & Pearson, C. Pure consciousness: distinct phenomenological and physiological correlates of "consciousness itself". The International journal of neuroscience, 100(1-4), 2000;

[1h] Travis, F., Tecce, J.J., & Guttman, J. Cortical plasticity, contingent negative variation, and transcendent experiences during practice of the Transcendental Meditation technique. Biological psychology, 55(1), 41-55, 2000;

[2a] Orme-Johnson DW, and Haynes CT. EEG phase coherence, pure consciousness, creativity, and TM-Sidhi experiences. International Journal of Neuroscience 13: 211-217, 1981.

[2b] Dillbeck MC, Orme-Johnson DW, Wallace RK. Frontal EEG coherence, H-reflex recovery, concept learning, and the TM-Sidhi program. International Journal of Neuroscience 15: 151-157, 1981. See "Optimization of brain functioning", at http://www.mum.edu/tm_research/tm_charts/2MentA.html.

[3] Travis FT, Tecce J, Arenander A, Wallace RK, "Frontal Cortical Measures that Characterize the Integration of Transcendental and Waking States". Biological Psychology 61: 293-­319, 2002. Abstract.

[4] Mason L.I. et al "Electrophysiological correlates of consciousness during sleep in long-term practitioners of Transcendental Meditation" Sleep, 20:102-10, 1997.

[5a] a) Tjoa, A. Some evidence that the Transcendental Meditation program increases intelligence and reduces neuroticism as measured by psychological tests. G.I.T.P., Amsterdam, The Netherlands, 1972 i Scientific Research on the Transcendental Meditation Program, Collected Papers vol 1, paper 54. Livingston Manor NY, MERU Press, 1977.

[5b] Tjoa A, Gedrag: Tijdshrijft voor Psychologie 3:167-182, 1975.

[5c] Cranson, R. W. et al Transcendental Meditation and improved performance on intelligencerelated measures: A longitudinal study. Personality and Individual Differences 12(10): 1105-1116, 1991

[5d] Throll, D. A., and Throll, L. A. The effect of a three-month residence course upon the personalities of experienced meditators. Victoria University, Wellington, New Zealand, 1977, i Scientific research on Maharishi's Transcendental Meditation and TM-Sidhi program: Collected papers, vol. 2, paper 150. Vlodrop, the Netherlands: MVU Press 1989.

[5e] Jedrczak, A. The TM-Sidhi program and age-related psychological variables. Department of Psychology, MERU Research Institute, Mentmore, Buckinghamshire, England, 1982. Scientific research on Maharishi's Transcendental Meditation and TM-Sidhi program: Collected papers, vol. 3, paper 258. Vlodrop, the Netherlands: MVU Press 1989.

[5f] Aron, A.; Orme-Johnson, D. W.; and Brubaker, P. The Transcendental Meditation program in the college curriculum: A 4-year longitudinal study of effects on cognitive and affective functioning. College Student Journal 15(2): 140-146, 1981.

[5g] Dillbeck, M. C.; Assimakis, P. D.; Raimondi, D.; Orme-Johnson, D. W.; And Rowe, R. Longitudinal effects of the Transcendental Meditation and TM-Sidhi program on cognitive ability and cognitive style. Perceptual and Motor Skills 62: 731-738, 1986.

[5h] Cranson, R. Increased general intelligence through the Transcendental Meditation and TM-Sidhi program. Abstract of a paper presented at the Annual Meeting of the American Psychological Association, New Orleans, August 1989. Scientific research on Maharishi's Transcendental Meditation and TM-Sidhi program: Collected papers, vol. 4, paper 390. Vlodrop, the Netherlands: MVU Press 1989.

[5i] Jedrczak, A.; Beresford, M.; And Clements, G. The TM-Sidhi program, pure consciousness, creativity and intelligence. The Journal of Creative Behavior 19(4): 270-275, 1985.

[5j] Jedrczak, A.; Toomey, M.; And Clements, G. The TM-Sidhi programme, age, and brief test of perceptual-motor speed and nonverbal intelligence. Journal of Clinical Psychology 42: 161-164, 1986.

[5k] Cranson, R. W. et al. Transcendental Meditation and improved performance on intelligence-related measures: A longitudinal study. Personality and Individual Differences 12(10): 1105-1116, 1991.

[5l] So Kam-Tim. Testing and Improving Intelligence and Creativity in the Chinese Culture with Maharishi's Vedic Psychology: Toward a Holistic Universal Assessment. Doctoral Dissertation, Department of Psychology, Maharishi International University, 1995. Scientific research on Maharishi's Transcendental Meditation and TM-Sidhi program: Collected papers, vol. 4, paper 465. Vlodrop, the Netherlands: MVU Press 1989.

[6] Alexander CN, Langer RI, Newman HM et al ”Enhancing longevity, the Transcendental Meditation Program, Mindfulness and Longevity”. Proceedings from Sixth Annual Conference of the National Council on the Aging April 1986.

No comments: