Tradução do site Mapi News
Quero dizer, ter de facto em conta o sabor da comida que comemos. Noto que as pessoas descrevem os sabores sempre em termos relativos e muito genéricos. Por exemplo, se pedirmos a alguém para descrever a sobremesa ela faz uma descrição geral, "muito doce" ou "deliciosa"; e o prato principal podia estar "muito picante" ou "suave" ou "bom". Ou como a minha filha que diz sempre que a comida está "assim assim!" O facto é que, nas nossas vidas agitadas, raramente pensamos no sabor como um assunto em si mesmo, com a sua identidade distinta, única e deliciosa.
O Ayurveda não se limita a reconhecer o sabor como um dos valores importantes da comida; encara-o também como uma porta de entrada para a saúde pessoal porque ele influencia o nosso sentido essencial de equilíbrio. Por outras palavras, o sabor tem um valor medicinal no Ayurveda Maharishi.
De acordo com o Ayurveda, podem ser identificados seis sabores em todos os alimentos. São eles: doce, salgado, amargo, adstringente, intenso e azedo. Todos são necessários para equilibrar uma refeição e, portanto, para equilibrar a nossa natureza individual ou, em Sânskrito, a nossa prakriti. A quantidade de cada destes sabores que é necessária ao seu corpo individual depende se você é Vata, Pita ou Kafa, ou uma combinação destes tipos. Este arranjo constitucional é designado por "dosha" no Ayurveda Maharishi.
Ayurveda Maharishi
Tipos Constitucionais
Vata (Quando em equilíbrio) Vibrante, vivo, entusiástico, mente clara e alerta, flexível, fantástico, imaginativo, sensível, falador, com resposta pronta.Vata (Quando em desequilíbrio) Inquieto, inconstante, sono leve e com interrupções, tendência para o exagero, cansado, prisão de ventre, ansioso, preocupado e magro.
Vata (Factores de agravamento) Rotina irregular, ficar a pé até tarde, refeições irregulares, tempo frio e seco, demasiado trabalho mental, comida com sabor demasiado amargo, adstringente ou intenso, viagens, ferimentos. Pitta (Quando em equilíbrio) Caloroso, amoroso, contente, gosta de desafios, forte digestão, pele lustrosa, boa concentração, discurso articulado e preciso, corajoso, enfático, intelecto agudo.
Pitta (Quando em desequilíbrio) Exigente, perfeccionista, tendência para a frustração, raiva, tendência para problemas de pele, irritável e impaciente, tendência para cabelos brancos ou queda de cabelo cedo.
Pitta (Factores de agravamento) Calor excessivo ou exposição ao sol, álcool, tabaco, pressão com horários, prazos, excesso de actividade, comida com sabor demasiado picante, azedo ou salgado, saltar refeições.
Kafa (Quando em equilíbrio) Afectivo, compassivo, perdoa facilmente, emocionalmente estável, relaxado, lento, metódico, boa memória, enérgico, estabilidade, resistência natural à doença.
Kafa (Quando em desequilíbrio) Complacente, mole, pele oleosa, alergias, digestão lenta, letárgico, possessivo, demasiado agarrado às coisas ou pessoas, tendência para dormir demais e para excesso de peso.
Kafa (Factores de agravamento) Demasiado descanso e dormir demais, comer demasiado e pouco exercício, vida pouco variada, comidas pesadas e gordurosas, comida muito doce, azeda ou salgada, tempo frio e molhado.
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