Saturday, September 10, 2011

Marco histórico na Educação na Grã-Bretanha


O projecto "Free Schools" foi lançado pelo Governo inglês por ter chegado à conclusão de que a qualidade da educação pública se está a deteriorar e que há exemplos no ensino privado de grande sucesso nos quais o Governo deve apostar, incentivando e apoiando as iniciativas mais meritórias. Neste âmbito, a Maharishi School em Skelmersdale, com base num histórico de sucesso de 25 anos, concorreu ao projecto e atravessou um processo de vários anos de acompanhamento e inspecção por parte dos órgãos educativos oficiais. Este processo acabaria por culminar na recente aprovação de um contrato de associação, com assinatura pessoal do Secretário da Educação (equivalente a Ministro), com o selo vermelho a lacre do Governo Britânico, aprovando o cuirriculum da Maharishi School - que reconhece a Educação Baseada na Consciência, incluindo, nomeadamente, a técnica de Meditação Transcendental e a disciplina teórica da Ciência da Inteligência Criativa, como elementos base - e autorizando a criação de mais escolas em todo o país à imagem e sob os auspícios da Maharishi School de Skelmersdale, Lancashire.

Este contrato assegura que o Governo suporta por completo todos os custos envolvidos, desde os projectos educativos, propriamente ditos, aos custos com professores e pessoal, construção, etc., sendo o ensino nestas escolas sem custos para os alunos, tal como no ensino público em geral. Este facto é muito relevante uma vez que determina que a escola, que era uma escola privada, passa a ser uma "Free School", o que determinou desde já, devido à grande procura gerada, a inscrição do dobro dos alunos para o próximo ano lectivo nesta escola e colocou imediatamente em marcha a criação de mais duas escolas na mesma área, uma das quais já em construção. Todas as novas Maharishi Schools desde já aprovadas e a estabelecer no Reino Unido serão abrangidas por estas regras.

O conceito e programa da Educação Baseada na Consciência mereceu, da parte do Governo britânico, grande reconhecimento, traduzido em diversas manifestações práticas, nomeadamente da parte dos elementos da autoridade educativa, que manifestaram o desejo de não terminarem este processo de aprovação sem combinarem a forma de, pessoalmente, e conjuntamente com as famílias, aprenderem de imediato a técnica de Meditação Transcendental.

Este é sem dúvida um marco muito importante na trajectória crescente de reconhecimento da validade e importância do conhecimento e programas implementados por Maharishi Mahesh Yogi ao longo dos últimos 50 anos.

No comments: