Saturday, September 10, 2011

Educação: a chave-mesta para sair da crise?


Hoje, quando vinha no comboio, vi num jornal que alguém vinha a ler o seguinte cabeçalho: "Educação, a chave-mestra para a saída da crise". Vinha a pensar com os meus botões nesta verdade óbvia e a lembrar-me que a chave-mestra da educação bem sucedida, por sua vez, é a educação baseada na consciência 

Maharishi foi um iluminado visionário. Como tal, trouxe para a cena das ideias e práticas sociais do seu tempo algumas propostas que pareciam a muita gente como que 'aterradas de Marte'. Uma delas foi a de que era possível criar uma sociedade em paz desde que a abordagem fosse uma nova abordagem, embora oriunda de um antigo conhecimento (o Veda). Ou seja, criar a paz através da aplicação à sociedade de um efeito que se estuda na física com o nome de efeito de Meissner e de um outro efeito designado efeito Maharishi.

Para resumir, trata-se da ideia de criar grupos de coerência com praticantes da técnica de Meditação Transcendental e de MT-Sidhi que sirvam de pilhas de irradiação de coerência das ondas cerebrais para o conjunto da sociedade. Assim, e uma vez comprovados cientificamente os efeitos da MT, a nível dos padrões do electroencefalograma, de criação de maior ordem das ondas cerebrais nos indivíduos, aquilo que a investigação posterior mostrou foi que, com a MT praticada em grupos, o efeito se estendia para o exterior numa proporção que apresenta resultados mensuráveis quando atinge 1% (no caso da prática da MT) e a raíz quadrada de 1% (no caso do Programa de MT-Sidhi) de uma determinada população.

Outra das propostas de Maharishi tem a ver com a educação. Para criar uma sociedade mais pacífica, mais feliz e mais realizada, temos que criar um indivíduo mais pacífico, mais feliz e mais realizado. Qual o local mais apropriado para fazer chegar o programa de Meditação Transcendental e MT-Sidhi e contribuir de forma sustentada para que os indivíduos tenham cérebros com um funcionamento mais integrado, mais equilibrado e mais optimizado? A Escola.

À velha escola baseada no ensino das realidades do mundo relativo percebido pela consciência humana, Maharishi contrapõe uma nova escola. Uma escola cujo objectivo é criar cidadãos felizes, que utilizem a totalidade do seu potencial mental. A proposta de educação baseada na consciência é essa nova escola. Uma nova escola que está a nascer em todo o mundo, partindo das instituições existentes ou de novos projectos escolares independentes, criados de raiz.

A velha educação lida com os objectos exteriores percebidos pela consciência humana. Baseia-se no conhecimento da realidade exterior à própria consciência. Está ausente no que se refere ao lado subjectivo do conhecimento: quem conhece. A própria consciência como possibilidade e potencialidade de conhecimento. A nova escola tem na educação baseada na consciência (EBC), que inclui o programa de MT e MT-Sidhi no currículo escolar, não só a possibilidade de conhecer o mundo que nos rodeia, desde os seus níveis mais grosseiros e óbvios até aos seus níveis mais subtis, mais refinados, mas também, de conhecer o próprio conhecedor, no silêncio profundo da sua mente, no nível do campo unificado do Ser puro e transcendental. Conhecer o conhecedor e o conhecido é o binómio que caracteriza o paradigma desta nova escola. Conhece-te a ti próprio, eis a proposição socrática antiga que tem estado em falta para uma educação completa, global.

Também aqui a investigação científica tem mostrado a grande eficácia do programa de 'tempo de silêncio' implementado em dois períodos de meditação no dia escolar. Com a grande ajuda da Fundação David Lynch, este programa tem sido introduzido com inacreditável sucesso em centenas de escolas de todo o mundo, nomeadamente, em escolas problemáticas, com níveis muito altos de stress e violência, com alunos oriundos de famílias desestruturadas, etc. Escolas inteiras que aderiram a este programa transformaram radicalmente em apenas um ano o seu perfil de sucesso escolar, de performance e de ambiente entre alunos, professores e pessoal escolar. Alunos com síndrome de hiperactividade beneficiaram de efeitos altamente positivos no seu comportamento, capacidade de estar atentos ao professor, de concentração, de estudo em casa, melhorando significativamente as suas notas. Atletas e equipas desportivas escolares atingiram resultados nunca antes conseguidos, etc., etc.. O próprio coeficiente de inteligência, que se pensava estagnar por volta dos primeiros anos da adolescência, a investigação demonstra agora que pode ser melhorado com a prática regular da Meditação Transcendental.

Eis, portanto, a razão porque sendo, sem dúvida, a educação a chave-mestra para a saída da crise (e há que perguntar qual crise, portuguesa, europeia, mundial...), a verdade é que não será a educação que se limita a ensinar mais e mais coisas sobre o mundo relativo em que vivemos que será capaz de cumprir com sucesso essa missão.  Só uma educação que inclua no seu âmbito o conhecimento do Eu, através da experiência directa do nível quieto, não excitado, da consciência, do seu nível mais básico, que está para além até dos aspectos mais subtis e refinados do funcionamento da mente humana, do conhecimento do sujeito do processo tríptico da consciência (conhecedor, conhecido, processo de conhecimento), do campo de todas as possibilidades na fonte do pensamento, será possível expandir a consciência até à utilização plena do seu potencial ilimitado (diz-se que apenas utilizamos cerca de 5% do nosso potencial mental), que será o instrumento optimizado de conhecimento que servirá de base à nova fase de desenvolvimento humano em que estamos a começar a entrar.

Uma mente plenamente expandida, calma e capaz de usar mais da sua própria inteligência e energia, será o instrumento indispensável para a vida na nova era, a era que Maharishi designou em 1975 como Era da Iluminação, a era de um homem transmutado, capaz de viver a plenitude e a bem-aventurança da sua própria natureza divina.

Pela mão de Maharishi, esta meta deixou de ser algo pertencente ao domínio do esotérico e é hoje vista como a solução mais realista e prática para os problemas com que o ser humano se defronta nos dias que correm. Está ao alcance da decisão de indivíduos, instituições e governos e pode ser concretizada em muito pouco tempo. É necessário resolver problemas antigos que persistem no planeta há muito, sem solução à vista que não passe por este novo passo, o passo da transcendência, o passo que entregue à vida de todos os dias terrenos a realidade do transcendente, a realidade da totalidade que o mundo é, que nós somos, como encarnação da inteligência cósmica universal.

Esta viagem diária para dentro que é a Meditação Transcendental é a viagem mais fascinante da consciência, que nos conduz das limitações do mundo relativo até à realidade ilimitada do absoluto. Relativo, mutável, impermanente, transitório, múltiplo e diversificado, é o aspecto de um dos lados da moeda que é a realidade da vida. O outro lado, é absoluto, imutável, permanente e eterno, uno, omnipresente. A vida é relativo e é absoluto. E o objectivo da EBC é optimizar a consciência: 100% do seu especto relativo e 100% do seu aspecto absoluto. Ao aprofundar e estabilizar, através da regularidade da prática do programa de Meditação Transcendental, incluindo as técnicas avançadas de MT-Sidhi, a experiência  da consciência do absoluto, o estudante está a estabelecer a base de uma educação holística, que o inclui a Si mesmo como o sujeito conhecedor não só dos objectos exteriores mas também de Si, da sua própria realidade transcendente enquanto fonte de todo o conhecimento. A EBC educa o estudante para a globalidade, para a totalidade, do micro-cosmos ao macro-cosmos, dos aspectos exteriores perceptíveis pelos sentidos ao nível mais básico e fundamental que a física quântica prescruta na teoria do campo unificado - esse nível da realidade que engloba todos os outros níveis, do atómico ao sub-atómico, do campo gravitacional ao ao campo electro-magnético, do campo de forças fortes ao campo de forças fracas, etc. E que não deixa de fora, como campo unificado, a própria consciência, a própria subjectividade, o domínio do conhecedor.

Ao aceder à experiência diária da consciência em estado puro, da Consciência Pura, a consciência não obscurecida pela percepção de aspectos exteriores à sua realidade de unidade de conhecedor, conhecido e processo de conhecer, o estudante estabiliza no conhecimento e na acção, ao nível da realidade objectiva da vida, a consciência unitária do Ser puro e transcendental. Mais serenidade, mais silêncio interior e, simultaneamente, uma consciência mais expandida, maior alerta, maior capacidade de dar atenção, mais energia - são os resultados práticos da EBC. Menos stress e mais inteligência, são bónus para uma vida mais realizada, com mais capacidade de realização dos nossos desejos, com mais felicidade.

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