
Maharishi foi um iluminado visionário. Como tal, trouxe para a cena das ideias e práticas sociais do seu tempo algumas propostas que pareciam a muita gente como que 'aterradas de Marte'. Uma delas foi a de que era possível criar uma sociedade em paz desde que a abordagem fosse uma nova abordagem, embora oriunda de um antigo conhecimento (o Veda). Ou seja, criar a paz através da aplicação à sociedade de um efeito que se estuda na física com o nome de efeito de Meissner e de um outro efeito designado efeito Maharishi.
Para resumir, trata-se da ideia de criar grupos de coerência com praticantes da técnica de Meditação Transcendental e de MT-Sidhi que sirvam de pilhas de irradiação de coerência das ondas cerebrais para o conjunto da sociedade. Assim, e uma vez comprovados cientificamente os efeitos da MT, a nível dos padrões do electroencefalograma, de criação de maior ordem das ondas cerebrais nos indivíduos, aquilo que a investigação posterior mostrou foi que, com a MT praticada em grupos, o efeito se estendia para o exterior numa proporção que apresenta resultados mensuráveis quando atinge 1% (no caso da prática da MT) e a raíz quadrada de 1% (no caso do Programa de MT-Sidhi) de uma determinada população.
Outra das propostas de Maharishi tem a ver com a educação. Para criar uma sociedade mais pacífica, mais feliz e mais realizada, temos que criar um indivíduo mais pacífico, mais feliz e mais realizado. Qual o local mais apropriado para fazer chegar o programa de Meditação Transcendental e MT-Sidhi e contribuir de forma sustentada para que os indivíduos tenham cérebros com um funcionamento mais integrado, mais equilibrado e mais optimizado? A Escola.

A velha educação lida com os objectos exteriores percebidos pela consciência humana. Baseia-se no conhecimento da realidade exterior à própria consciência. Está ausente no que se refere ao lado subjectivo do conhecimento: quem conhece. A própria consciência como possibilidade e potencialidade de conhecimento. A nova escola tem na educação baseada na consciência (EBC), que inclui o programa de MT e MT-Sidhi no currículo escolar, não só a possibilidade de conhecer o mundo que nos rodeia, desde os seus níveis mais grosseiros e óbvios até aos seus níveis mais subtis, mais refinados, mas também, de conhecer o próprio conhecedor, no silêncio profundo da sua mente, no nível do campo unificado do Ser puro e transcendental. Conhecer o conhecedor e o conhecido é o binómio que caracteriza o paradigma desta nova escola. Conhece-te a ti próprio, eis a proposição socrática antiga que tem estado em falta para uma educação completa, global.
Também aqui a investigação científica tem mostrado a grande eficácia do programa de 'tempo de silêncio' implementado em dois períodos de meditação no dia escolar. Com a grande ajuda da Fundação David Lynch, este programa tem sido introduzido com inacreditável sucesso em centenas de escolas de todo o mundo, nomeadamente, em escolas problemáticas, com níveis muito altos de stress e violência, com alunos oriundos de famílias desestruturadas, etc. Escolas inteiras que aderiram a este programa transformaram radicalmente em apenas um ano o seu perfil de sucesso escolar, de performance e de ambiente entre alunos, professores e pessoal escolar. Alunos com síndrome de hiperactividade beneficiaram de efeitos altamente positivos no seu comportamento, capacidade de estar atentos ao professor, de concentração, de estudo em casa, melhorando significativamente as suas notas. Atletas e equipas desportivas escolares atingiram resultados nunca antes conseguidos, etc., etc.. O próprio coeficiente de inteligência, que se pensava estagnar por volta dos primeiros anos da adolescência, a investigação demonstra agora que pode ser melhorado com a prática regular da Meditação Transcendental.

Uma mente plenamente expandida, calma e capaz de usar mais da sua própria inteligência e energia, será o instrumento indispensável para a vida na nova era, a era que Maharishi designou em 1975 como Era da Iluminação, a era de um homem transmutado, capaz de viver a plenitude e a bem-aventurança da sua própria natureza divina.
Pela mão de Maharishi, esta meta deixou de ser algo pertencente ao domínio do esotérico e é hoje vista como a solução mais realista e prática para os problemas com que o ser humano se defronta nos dias que correm. Está ao alcance da decisão de indivíduos, instituições e governos e pode ser concretizada em muito pouco tempo. É necessário resolver problemas antigos que persistem no planeta há muito, sem solução à vista que não passe por este novo passo, o passo da transcendência, o passo que entregue à vida de todos os dias terrenos a realidade do transcendente, a realidade da totalidade que o mundo é, que nós somos, como encarnação da inteligência cósmica universal.

Ao aceder à experiência diária da consciência em estado puro, da Consciência Pura, a consciência não obscurecida pela percepção de aspectos exteriores à sua realidade de unidade de conhecedor, conhecido e processo de conhecer, o estudante estabiliza no conhecimento e na acção, ao nível da realidade objectiva da vida, a consciência unitária do Ser puro e transcendental. Mais serenidade, mais silêncio interior e, simultaneamente, uma consciência mais expandida, maior alerta, maior capacidade de dar atenção, mais energia - são os resultados práticos da EBC. Menos stress e mais inteligência, são bónus para uma vida mais realizada, com mais capacidade de realização dos nossos desejos, com mais felicidade.
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