Friday, April 27, 2018


Meditação Transcendental: O Treino para o Cérebro que Aumenta o Bem-Estar dos Trabalhadores e Melhora a Sua Performance
Por Kristi Tackett-Newburg
Tradução: Emanuel Cerveira Pinto
Tempo de leitura: 6 min (+-)


Você é um dos muitos Americanos com stress relacionado com o trabalho?
Se é o seu caso, não está sozinho. De facto, o stress é hoje uma epidemia nos EUA e o ambiente no trabalho é frequentemente o culpado. De acordo com o o Centro de Excelência Organizacional da Associação Americana de Psicologia, 65% dos trabalhadores dos EUA sentem-se afetados pelo stress no trabalho, e mais de um terço experimentam stress crónico em ambiente laboral. Isto é particularmente preocupante, já que o stress crónico tem sido relacionado com o aumento do suicídio de trabalhadores e com a violência no local de trabalho. E se isto não é suficientemente perturbador...
Jeffrey Pfeffer, professor em Stanford, refere no seu livro recente, Dying for a Paycheck, que os locais de trabalho tóxicos se tornaram na quinta principal causa de morte. De acordo com Pfeffer, os fatores que ajudam a criar ambientes de trabalho tóxicos para os trabalhadores incluem a falta de autonomia do trabalho, expectativas de trabalho para além do horário de trabalho, comportamentos de micro-gestão da parte dos superiores hierárquicos, e a falta de suporte social dentro da organização.
Todo Esse Stress, Não O Está a Matar?
Não é surpreendente que os ambientes de trabalho tóxicos se tenham tornado numa causa principal de morte. Afinal, o stress está implicado em muitos problemas de saúde, afetando não só o sistema imunitário do corpo mas também os sistemas cardiovascular, gastrointestinal e nervoso central. Além disso, a exposição prolongada ao stress pode ter um impacto negativo no funcionamento do cérebro, interferindo nos processos cognitivos de ordem elevada, como a memória, o planeamento, o processo de decisão e a resolução de problemas.
Quando o funcionamento executivo é afetado negativamente, é muito mais difícil reagir, gerir e responder adequadamente ao stress emocional.
Não é só na saúde dos trabalhadores que o stress crónico tem um grande impacto negativo; os empregadores sofrem também. De acordo com o American Institute of Stress, o stress no trabalho custa às organizações mais de 300 mil milhões de dólares todos os anos em diminuição da produtividade, horas de trabalho excessivas desnecessárias, absentismo, rotação de pessoal e custos com seguros.
Há uma necessidade óbvia de mais regulação no âmbito das organizações a fim de gerir melhor as expectativas em torno do número de horas de trabalho, dos prazos irrealistas para projetos, e quaisquer outros fatores que possam pôr em risco a saúde dos trabalhadores.
No entanto, é também importante notar que o problema não se reduz sempre ao local de trabalho, propriamente dito. O stress é muitas vezes o resultado de percepções individuais e respetivas respostas a situações desafiantes. Isto explica a razão porque duas pessoas podem ter uma reação muito diferente à mesma situação ou ambiente.
Como Podem os Trabalhadores Contribuir para a Promoção e a Construção da Resiliência no Local de Trabalho
Introduza-se a Meditação Transcendental.
A primeira vez que entrei em contacto com a Meditação Transcendental (ou MT) foi no ano passado quando lia um capítulo sobre o stress e a resiliência no livro, Neuroscience for Leadership: Harnessing the brain gain advantage. Os autores analisam como a MT pode ser uma ferramenta útil para ajudar os dirigentes das empresas a criarem resiliência no local de trabalho.
Como psicoterapeuta, não fiquei nada surpreendida quando li sobre os muitos benefícios associados à meditação. Afinal, eu tenho recomendado a meditação aos meus pacientes desde há anos. Aquilo que, no entanto, achei surpreendente foi o número de estudos científicos que ligam a MT a factores associados a performance de pico, tal como a maior clareza mental, a criatividade, aumento da energia e maior resiliência. De facto, há mais de 400 estudos empíricos sobre a MT levados a cabo em mais de 250 universidades e instituições de investigação de todo o mundo.
Só isso foi o suficiente para despertar a minha atenção.
Apesar de a MT existir no ocidente há mais de cinquenta anos, ela teve recentemente um ressurgimento na imprensa popular, com uma longa lista de celebridades que a recomendam, incluindo David Lynch, Tom Hanks, Martin Scorsese, Katy Perry, e Jerry Seinfeld. Oprah Winfrey não só pratica ela própria a MT, mas pagou a todos os seus 400 empregados a aprendizagem da técnica. Ellen DeGeneres, que pratica a MT há cerca de 7 anos, abordou abertamente os benefícios que obteve da sua própria prática. Num episódio recente de Ellen que foi para o ar no princípio deste mês, Bob Roth, CEO da David Lynch Foundation e director do Center for Leadership Performance foi entrevistado a propósito do seu novo livro Strength in Stillness: The Power of Transcendental Meditation.
Roth, que ensina a MT há mais de 40 anos, descreve o que acontece à mente e ao corpo durante o processo desta forma de meditação…
“Durante a MT, a mente pensante aquieta-se num estado interior de alerta em repouso, enquanto, ao mesmo tempo, o corpo adquire um estado de repouso e relaxamento profundo.”
Como e Porquê Funciona a MT?
A MT pratica-se durante 20 minutos, duas vezes por dia, e é ensinada presencialmente por um professor certificado. Os meditantes recebem um mantra que é único e pessoal, o qual deve ser repetido mentalmente durante todo o processo da meditação, o que produz um estado profundo de repouso e relaxamento. Durante uma sessão de MT, o ritmo da respiração e do batimento cardíaco abranda e o corpo adquire um estado de relaxamento profundo. De facto, este nível de repouso pode até ser mais profundo que o adquirido numa noite inteira de sono.
A MT tem sido associada a muitos outros benefícios de saúde. Em 2013, a American Heart Association recomendou a MT referindo que reduz a pressão sanguínea de forma significativa. Noutro estudo, comprovou-se que a MT reduz os níveis de cortisol (hormona do stress) em 40% em comparação com apenas 5% num grupo de controlo que apenas estava sentado em silêncio com os olhos fechados.
A MT e os Fatores de Performance de Pico
Podendo todas as formas de meditação ser benéficas, a MT, especificamente, parece destacar-se por proporcionar benefícios únicos. Estudos de EEG mostram que durante a sua prática há um aumento do fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal, o que está na base de um funcionamento melhor ao nível das ondas cerebrais.
Os pré-requisitos para a performance de pico – planeamento, foco, criatividade, memória de curto prazo, tomada de decisão, pró-atividade e compreensão mais alargada – ocorrem quando o cérebro (especialmente o córtex pré-frontal) está a funcionar em coerência. Muitos estudos rigorosos mostraram que a MT – mais do que qualquer outra técnica – melhora bastante o funcionamento coerente do cérebro.
A coerência EEG afina todos os aspetos do funcionamento do cérebro. Os meditantes podem experimentar maior estabilidade emocional, QI mais elevado e maiores capacidades de aprendizagem. É este tipo de coerência EEG que distingue a MT de outras formas de meditação.
Aimee Hollendieck, psicoterapeuta da Counseling Connections & Associates em Omaha, NE, partilha a sua história pessoal com a MT e a forma como beneficiou a sua performance no local de trabalho.
“Eu penso, numa perspetiva do trabalho, que verifiquei uma mudança drástica na minha capacidade de lembrar informação de sessões passadas…quer porque estou mais presente durante as sessões (com clientes) quer porque a minha memória melhorou. De qualquer forma, notei claramente uma enorme melhoria.”
A Evidência Científica Sobre a Prática da MT no Local de Trabalho
Vários estudos científicos mostram que os praticantes da MT adquirem benefícios de performance de pico, tais como maior criatividade, eficiência na aprendizagem de novos conceitos e inteligência verbal mais elevada. Num estudo com estudantes de Mestrado de engenharia, os investigadores descobriram que aqueles que aprenderam e praticavam a MT há seis meses mostravam uma melhor performance nos seus exames académicos, se comparados com um grupo de controlo de estudantes do mesmo programa académico. Noutro estudo, trabalhadores de duas grandes organizações mostraram melhorias significativas em várias medidas de stress e desenvolvimento de trabalhadores (quer durante quer fora da prática da MT ) após apenas 3 meses de prática. Estes trabalhadores relataram uma diminuição da tensão no trabalho, da ansiedade, insónia e fadiga; menos uso de tabaco e álcool; melhoria geral da saúde, maior satisfação no trabalho e performance e melhores relacionamentos pessoais e laborais. Resultados de um outro estudo ainda, que envolveu uma equipa de gestão na Volvo, sugerem que as alterações psicológicas que resultam da prática da MT podem melhorar as capacidades de decisão e melhorar a capacidade dos trabalhadores para encontrar soluções criativas para problemas complexos.
A Minha Experiência Pessoal com a MT
Para mim, pessoalmente, a MT está a ser algo com grande potencial de mudança para melhor. Porque a MT não envolve praticamente esforço, tem sido muito fácil de executar e de implementar na minha rotina diária. Como resultado da prática da MT, tenho notado melhorias na capacidade de foco e concentração, memória, qualidade do sono e disposição geral.
Por estas razões e outras que mencionei anteriormente, estou convencida de que este tipo de meditação é uma boa opção para os dirigentes de organizações que estejam à procura de formas de promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Isto aplica-se a empregados de todos os níveis da organização. A verdade é que o nível de formação ou os anos de experiência não fornecem por si sós uma imunidade contra os efeitos deletérios do stress.
Para obterem vantagem competitiva, as empresas devem fazer algo de diferente, distinguindo-se assim dos competidores. Os dirigentes de empresas mais avisados reconhecem que a capacidade para criar uma equipa especial e dinâmica é uma das melhores formas de adquirir vantagem realmente sustentável no mercado global altamente competitivo
A investigação e a evidência científica sugerem fortemente que a prática regular da MT pode impactar de forma positiva o local de trabalho. Esta prática ajudará os trabalhadores a estarem mais alerta, a terem maior acuidade mental, a serem criativos, terem menos stress e, acima de tudo, mais resiliência.
Realmente, que mais pode você desejar?


Referências
Alexander, C. N., Swanson, G. C., Rainforth, M. V., Carlisle, T. W., Todd, C. C., & Oates Jr, R. M. (1993). Effects of the Transcendental Meditation program on stress reduction, health, and employee development: A prospective study in two occupational settings. Anxiety, Stress and Coping, 6(3), 245-262.
Kember, P. (1985). The Transcendental Meditation technique and postgraduate academic performance. British Journal of Educational Psychology, 55(2), 164-166.
Pfeffer, J. (2018). Dying for a paycheck: How modern management harms employee health and company performance—and what we can do about it. HarperCollins.
Schmidt-Wilk, J. (2003). TQM and the Transcendental Meditation program in a Swedish top management team. The TQM Magazine, 15(4), 219-229.
Swart, T., Chisholm, K., & Brown, P. (2015). Neuroscience for leadership: Harnessing the brain gain advantage. Springer.
2151124
Sobre Kristi Tackett-Newburg
Kristi Tackett-Newburg é a CEO/Presidente da Counseling Connections & Associates Localizada em Omaha, Nebraska. Alem disso, ela trabalha como profissional de saúde mental e Consultora de Negócios. Kristi é estudante de Doutoramento e a sua dissertação centra-se na inteligência emocional do líder e envolvimento no trabalho do Millennial subordinado e intenções de rotativismo. Pode contactar com ela no seu website, Facebook Ou no Twitter @ktackettnewburg

No comments: