Tradução minha (não autorizada) do post “Transcending all knowledge” – St. John of the Cross
do Blog:
http://www.tm.org/blog/meditation/pure-and-simple-wisdom/
S. João da Cruz
1542 -1591 Espanha
Nascido perto de Ávila, Juan de Yepes Álvarez entrou para a ordem dos Carmelitas aos 21 anos de idade, tendo-se mudado para Salamanca , no oeste de Espanha, onde estudou filosofia e teologia na universidade da cidade. Foi ordenado padre quando tinha 25 anos.
Por esta altura conheceu Santa Teresa d’Ávila, que o inspirou, com o seu trabalho, na reforma da ordem carmelita, procurando restaurar o seu carácter contemplativo original. S. João trabalhou com ela nos dez anos seguintes, estabelecendo e ajudando na administração de mosteiros em toda a Espanha.
Alguns dos seus superiores, tentando contrariar os seus esforços, prenderam-no quando tinha 35 anos. Apesar de uma instância superior da hierarquia carmelita ter aprovado o seu trabalho, permaneceu preso por nove meses e foi tratado com severidade. A partir da sua pequena célula surgiu o seu trabalho mais famoso, O Cântico Espiritual. Passados nove meses fugiu e continuou o seu trabalho. Foi canonizado em 1726 e em 1926 foi nomeado Doutor da Igreja, a honra mais alta.