Monday, April 10, 2006

A Era da Dignidade Humana

A experiência proporcionada pela Meditação Transcendental é a experiência de um quarto estado de consciência, a consciência pura ou consciência transcendental.

A técnica para experimentar naturalmente este estado de consciência foi arredada do processo educativo normal nas nossas sociedades. Mas este conhecimento tem existido desde sempre com o homem e tem sido especialmente mantido na tradição de mestres Védicos da antiga Índia.

Nos últimos 50 anos, Maharishi Mahesh Yogi tem dedicado toda a sua vida a divulgar e introduzir a Meditação Transcendental em todo o mundo - ela está agora disponível na maior parte dos países, como forma sistemática de experimentar diariamente, duas vezes por dia, este quarto estado de consciência.

Esta experiência da Consciência Transcendental é da maior importância para o ser humano, e a indisponibilidade de uma técnica como esta no sistema educativo está na base de todo o sofrimento e miséria espalhados por toda a parte.

O Ioga é o valor unificador do conhecimento védico, ou conhecimento total. O termo sânscrito Veda significa “o conhecimento” ou conhecimento total. Este conhecimento inclui três elementos fundamentais. Rishi (conecedor), Devata (o conhecido) e Chandas (o processo de conhecer). O conhecimento total é o conhecimento da unidade (samhita) destes três elementos – o Ser auto referente, absoluto e transcendental.

Tal como uma árvore se desenvolve a partir do vácuo existente no seio de uma semente, também todos os aspectos relativos da vida se desenvolvem a partir do Ser. O Ser imanifestado manifesta-se em todos os aspectos mutáveis da vida sem deixar de permanecer como Ser imutável e transcendental.

O Ioga proporciona o conhecimento do conhecedor, enquanto entidade que concentra em si a potencialidade plena de todos os aspectos que podem ser criados e conhecidos e, também, os aspectos que dizem respeito ao próprio processo do conhecimento.

A MT é a ferramenta que proporciona a experiência do Ser de forma sistemática, na rotina do dia a dia. Ao fecharmos os olhos para meditar, a mente inicia um processo de experiência que a conduz dos níveis da superfície em direcção aos seus níveis mais profundos e calmos, transcendendo sucessivamente aspectos mais refinados da actividade de pensar até chegar à experiência do nível que transcende (está para além) mesmo o aspecto mais refinado de todos do funcionamento da mente. Esse nível é o nível do Ser, em que a consciência é máxima mas em que já não é consciência de pensamentos, antes de si própria, da sua própria realidade silenciosa e transcendental, da sua própria natureza de bem-aventurança e plena satisfação. A mente individual ganha a qualidade de mente cósmica, ilimitada – Brahm, ou Ser. É no Ser que a mente adquire o seu estatuto cósmico e está totalmente satisfeita. E só uma mente totalmente satisfeita está totalmente em paz.

Só esta experiência regular da Consciência Transcendental confere pleno sentido à consciência dos aspectos relativos da existência. Ao meditarmos regularmente, 20 minutos de manhã e à tarde, estamos a fazer crescer em nós a consciência do Ser, tornando-o cada vez mais presente na consciência dos seus aspectos relativos e parcelares. Este é o processo de iluminação, que deve passar a constar de todos os curricula de ensino, como garante de uma nova era, a Era da Iluminação, em que iremos entrando na medida da nossa vontade de mudar o curso do mundo, de cada vez mais miséria, sofrimento, guerra e aniquilação, para cada vez mais abundância, felicidade e dignidade humana.

No comments: