Wednesday, December 14, 2011

Os bons resultados que esperamos todos

Os meus amigos terão reparado que eu não falo muito em ética nem tenho discursos moralistas. E faço-o não porque não dê a maior importância aos imperativos morais nas regras da convivência sã entre humanos. Mas porque sei que todos os que quiserem ou puderem ter um comportamento ético, o podem e devem fazer apoiando-se num número infinito de códigos religiosos, leis, textos e livros, exortações, citações, sábios e santos, que, ao longo dos tempos, nos têm vindo a deixar este espólio imenso da humanidade sobre aquilo que deve ser um comportamento adequado, correcto, e conducente a relações sociais pacíficas, amorosas e frutuosas em termos de realização humana. 


E faço-o também porque sei que o que falta às pessoas não é saber o que está certo ou errado. Isso todos nós sabemos, de uma forma ou de outra. A questão é conseguir agir de acordo com esse conhecimento acumulado da humanidade e, de alguma forma, intrínseco a cada um de nós. 

"Eu devia ir por ali... mas não é a minha praia" ou "não é a minha chávena de chá"... Há algo que nos leva a agir muitas vezes sem a ética que deveria estar sempre a conduzir as nossas acções. Esse algo, pode ser muita coisa, que não vou nomear, mas resume-se a uma só: stress acumulado no sistema nervoso. 

De facto, é o stress, as tensões instaladas no nosso sistema nervoso, que geram emoções que nos arrastam o pensamento levando-nos a agir (ou a não agir, se devemos) ao contrário do que sabemos ser correcto. Segue-se o resultado disso, a infelicidade, a ansiedade, a depressão, etc. 

É por isso que eu me dedico a falar de algo que pode atacar este problema no sítio certo, na sua raiz, com a técnica, o procedimento adequado. A MT é essa técnica. 

Investigação mostra que, com a sua prática regular, podemos eliminar o stress do sistema nervoso, através do repouso profundo experimentado - que na MT é mais profundo que o sono profundo; mesmo aquele stress que está mais profundamente enraizado. E, quando o fazemos, estamos a purificar o sistema, a dar-lhe condições para agirmos da forma mais adequada à prossecução dos nossos interesses maiores como indivíduos, que são também os interesses maiores da sociedade e do meio-ambiente em redor. 

Neste sentido, a MT é um instrumento facilitador do comportamento natural e espontaneamente ético e eficaz. E eu prefiro ir por aqui... só porque esta abordagem produz os bons resultados que esperamos todos.

No comments: