Monday, August 06, 2012

Bem prega frei Tomás

As Tentações de Santo Antão
Hieronymus Bosch 


"Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz.." Esta é uma frase muito conhecida que nos diz muito sobre a moral, especialmente a moral que se prega para os outros mas que não se adopta para nós próprios. Não é fácil para a maioria ser bom e fazer o bem. Eis porque as abordagens moralistas das religiões do mundo têm tido os resultados que conhecemos em termos daquilo que são os objectivos de paz e felicidade procurados há muito pela humanidade.

 A abordagem de Maharishi, neste aspecto, foi fundamentalmente diferente.
Ele dizia, sobre o exemplo do mestre: "faz o que o mestre diz e não o que ele faz", e explicava... "se o mestre caminha sobre as águas (referindo-se a Jesus Cristo), não tentes andar sobre as água pois o mais certo é afogares-te. E também... "não te crucifiques, se o teu mestre foi crucificado", referido-se à ideia do sofrimento como via para a salvação pregada pela igreja católica. Maharishi dizia que as emoções têm um grande poder no comportamento humano. Dizia ele: "eu sei que devo ir para ali... mas isso não é a minha chávena de chá... portanto, vou para outro lado."

 Para ele, o estado do sistema nervoso determina como nos comportamos. E se o sistema nervoso está carregado de stress, isso determina um comportamento que é contra a Lei Natural, contra os nossos interesses de evolução como seres humanos. A tendência para errar é maior, a tendência para o 'mal', visto não de um ponto de vista moral mas como uma violação da Lei Cósmica Universal, que nos traz de volta o que semeamos. Lei da acção e reacção. Daí que o que Maharishi trouxe ao mundo foi uma técnica para lidar com o stress do sistema nervoso, para o eliminar, purificando a rede interna de informação que constitui o sistema nervoso, de modo a que a informação possa fluir sem fricção. Essa técnica é a Meditação Transcendental. É uma técnica automática, não abordando as questões da moral como primeira preocupação, mas que acaba por conduzir o homem ao comportamento correcto de forma espontânea, sem esforço.

 Esta é a verdadeira novidade de Maharishi para o ocidente, mas esta abordagem existe com os homens desde os seus primórdios e está contida na antiga sabedoria védica da Índia. Maharishi é o génio que globalizou o renascimento da verdadeira via dos ioguis.

No comments: