Wednesday, October 28, 2009

Karma ioga

Alguém que possa correr, também pode andar; e alguém que ande, pode ficar parado. O andar está contido no correr e o estar parado, no andar. Do mesmo modo, a mente em movimento (pensamentos) também pode ficar quieta - o silêncio está contido na mente que vagueia de pensamento em pensamento. Assim como aquele que anda tende a ficar parado em algum momento, também a mente tende naturalmente a ficar em silêncio. Alerta em silêncio é um estado de paz dinâmica, de pura potencialidade, a partir do qual todo o movimento pode ser gerado na mente e toda a acção é comandada.

Este silêncio, esta quietude é o centro de comando para a acção correcta espontânea. Dele brotam os pensamentos e destes, a acção. Aceder ao estado de consciência pura, de inteligência pura, de energia pura, de criatividade pura é aceder ao estado transcendental da consciência, que não muda, que está lá, sempre esteve lá e continuará a estar lá.

Cada onda que se ergue do mar, permanece mar sem deixar de ser onda. Ela é mais forte quanto mais mar extrair para se constituir como onda.

Cada pensamento, de igual modo, deve permanecer consciência pura, silenciosa do Ser e será tão mais forte quanto mais desta consciência contiver. A acção beneficia de pensamentos assim - torna-se naturalmente mais eficaz.

Este é o karma ioga da Meditação Transcendental - meditar para tornar a acção mais eficaz, mais correcta, mais poderosa.

No comments: